Friends For Change2

acenda uma luz e a passe adiante”
“Em 2009, nos comprometemos a reduzir o impacto ambiental de nossas operações com a implementação de um programa que teve a participação de toda a empresa. Hoje, renovamos nossos esforços ao lançar uma iniciativa global que incentiva o cuidado do meio ambiente, aproximando ao nosso público mensagens de conscientização com ferramentas e práticas focadas na preservação do planeta” – Diz Claudio Chiaromonte, VP Sênior, COO e CFO da The Walt Disney Company Latin America.

Todos nós já ouvimos falar da “Camada de Ozônio”, que envolve a Terra e nos protege de várias radiações, sendo a principal delas a Ultra Violeta, emitida pelas ondas de calor do sol. O que muitos não sabem é que na verdade não há “Camada”, na verdade está mais para “Escudo” ou “Casquinha”. Por quê? Pelo simples fato de que a quantidade de Ozônio é de cerca de 350 UD (Unidades Dobson) que equivale a mais ou menos 3,5 MM de espessura.
A origem dos atuais problemas ambientais está no estilo de vida das nações industrializadas. O aumento da industrialização no hemisfério norte trouxe riquezas materiais à custa do meio ambiente. A mineração a céu aberto deixou cicatrizes na área rural, cidades e fábricas se espalharam, liberando substâncias químicas nocivas no ar. Os carros estão se multiplicando, acrescentando poluentes à atmosfera. Um automóvel pequeno a gasolina, andando 50 KM por dia causa dióxido de carbono suficiente para matar 15 árvores por ano. Cada ônibus, a diesel, que circula pela cidade mata por no uma árvore.
O metano em si é o gás clorofluormetano mais usado indiscriminadamente até alguns anos em aparelhos de ar refrigerado e geladeiras. As queimadas também ajudam a piorar o quadro por causa de geração de gás carbônico.
Primeiro foram os países, depois as empresas, agora as pessoas estão sendo pressionadas a reduzir o próprio impacto ambiental. A escolha do meio de transporte e a contenção de gastos com eletricidade ajudam a combater mudanças climáticas.
Há décadas, pesquisadores alertavam que o planeta sentiria no futuro o impacto do descuido do homem com o ambiente. Na virada do milênio, os avisos já não eram mais necessários – as catástrofes causadas pelo aquecimento global se tornaram realidades presentes em todos os continentes do mundo. Os desafios passaram a ser dois: se adaptar à iminência de novos e mais dramáticos desastres naturais; e buscar soluções para amenizar o impacto do fenômeno.
O aquecimento global não será contido apenas com a publicação de notícias e matérias inéditas. Nem com sua conclusão de que não sai tão caro reduzir as emissões de gases. Apesar de serem bons pontos de partida para balizar as ações, os documentos não têm o poder de obrigar uma ou outra nação a tomar providências. Para a obtenção de resultados significativos, o esforço de redução da poluição precisa ser global. Esse é um dos motivos da qual a Disney tirou incentivo para montar seu projeto. Na busca de conscientização de milhares e na esperança da idéia ser passada a diante.